Calibragem Ideal de Um Pneu (Pressão de Ar / PSI)

calibragem-pneu

É muito importante manter a pressão correta dos pneus do seu veículo, pois além de melhorar o desempenho do carro e economizar combustível, ainda contribui para sua segurança.

Quando estão descalibrados, os pneus perdem aderência com o solo. Com isto, há aumento vertiginoso na distância percorrida em casos de frenagens bruscas e maior perigo de aquaplanagem em pista molhada.

Além dos problemas de segurança, pneus com pressão inadequada também pesam no bolso, pois aumentam o consumo de combustível e as probabilidades de estragos no pneu, comprometendo sua vida útil.

Como Encontrar a Pressão de Ar do Pneu (Calibragem)?

img_05

img_03

img_02

 

Encontre o manual do seu carro. Vá para a ultima pagina no manual, o índice, e procura a palavra “Pneu”. Vá para a pagina indicada. Nessa pagina deveria aparecer a pressão de ar ideal para colocar no pneu ou deveria indicar aonde no carro esta escrito. Caso não estiver escrito no manual do carro pode estar escrito na tampa de gasolina ou no lado de dentro da porta. Já que o mesmo carro pode ser montado com mais de um tamanho de aro, verifique qual aro seu carro tem para não colocar a pressão errada, veja a foto de como pode ser exibido a pressão do carro.

Algumas etiquetas de calibragem até especificam a marca e modelo de pneu que veio original no veículo. Importante informar que você não precisa manter a mesma marca e modelo que veio original, no entanto é ideal manter a mesma medida, índice de peso e velocidade (ex. 205/55R16 91V).

Casa não for claro, vamos analisar a calibragem especificada.

2.1/30

2.1 é a calibragem em BAR, sistema mais comum na Europa. 30 é em PSI (sistema predominante no Brasil) qual equivale a 2.1.

Há três principais sistemas de especificar a calibragem, PSI, BAR e kPA. Segue em ordem de mais comum.

PSI - Pound Per Square Inch (Inglês)

BAR - (Inglês)

kPa - Pascal (SI – Sistema Internacional)

PSI é a unidade mais comum em veículos e maquinas que calibram o pneus já que é uma unidade mais fácil. Exemplo, maioria dos veículos usam 30 psi nos pneus. Se isso fosse especificado em BAR seria 2,1 ou em kPa seria 207. Acredito que 30 psi é mais fácil. Caso o manual do seu veiculo veio especificado em kPa ou BAR e você precisa converter para PSI: Conversão de Calibragem

 

 

Calibragem Ideal de Um Pneu (Pressão de Ar / PSI)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *